segunda-feira, 29 de março de 2010

Brasileiros com Propósito

Finalmente Fernando entrou em contato após quase 3 meses de isolamento. Foram apenas 4 minutos de conversa telefônica, mas o suficiente para eu perceber que ele está feliz lá em São João do Carú. Esta vivendo com um grupo de pessoas sem vínculos com qualquer organização social, política ou religiosa.

Eles se autodenominam: Brasileiros com Propósito (BcP).

Me ligou para fazer perguntas. Na verdade, não queria respostas... Este é seu jeito de manter contato.

Por que o Brasil não pode ser um dos melhores países para se viver?

Será que as pessoas não perceberam que existe um movimento em marcha?

Será que alguém acredita que a corrupção que impregna nossa política vai durar para sempre?

Será que alguém acredita que obras públicas não são superfaturadas? Será que alguém acredita que outros "malufs" e "arrudas" continuarão impunes por muito tempo mais?

Será que alguém acredita que a qualidade do ensino no Brasil continuará sendo esta vergonha nacional que impede que empresas como a Intel se instale por aqui porque nos falta de mão de obra qualificada em matemática e ciências?

Será que alguém acredita que um país, qualquer país, se desenvolve se sua população não entender que tem que participar, tem que denunciar, tem que abandonar o hábito de jogar a culpa sempre para outro?

Pelo que senti, o grupo BcP do qual Fernando faz parte, acredita na mudança.

Segundo Fernando está faltando comprometimento. Não atingimos a massa crítica. As pessoas precisam se engajar com atitudes, não palavras. Chega de discursos. Chega do "me engana que eu gosto".

Fernando foi incisivo: "Nunca aparecerá um ´salvador da Pátria´ . Não existe essa de líder heróico. A multiplicação dos pães só acontece na bíblia. Para mudar a situação que nos encontramos precisamos trabalhar duro. Todos nós. Cada um de nós! Infelizmente, está faltando senso de urgência para muitos brasileiros".

"Você Luiz e todas as pessoas que você conhece, precisam se aliar a esta causa. Precisamos trabalhar para tornar este país um dos melhores lugares do planeta para se viver"

"Como?". Perguntei.

"Simples: Faça uma lista das coisas que você fará para melhorar nossa situação. Comprometa-se. Divulgue o que você fará e quando. Incentive outros a fazer o mesmo. Por menor que seja sua ação, ela fará diferença. Acredite. Mudar é possível"

Nenhum comentário: