quinta-feira, 10 de junho de 2010

Água engarrafada, privilégio ou sacrilégio?

Outro dia assisti um documentário interessante feito em Nova York: A água mineral é mais "saborosa" que a água da torneira? Por que esta "aversão" à água encanada?

Sabe qual a conclusão? A grande maioria das pessoas não percebe a diferença no sabor. Cerca de 30%, no teste às escuras, disseram que preferem a água encanada!!!

Testes oficiais comprovaram que a água encanada de Nova York é de boa qualidade e que o "receio" da população não é justificável.

Mas, qual o problema de consumir água engarrafada?

Só nos Estados Unidos são consumidas, por ano, cerca de 30 BILHOES DE LITROS de água engarrafada, segundo a Beverage Marketing Coorporation. O que significa isto em GARRAFAS PLÁSTICAS? O que representa este desperdício de energia para produzir e transportar estas garrafas? Quanta energia é gasta para coletar e reciclar a sucata? Fiquei impressionado quando soube que um grande volume da sucata é exportado para a Índia efetuar a reciclagem!!!

Na Europa, o comportamento não é muito diferente.

Segundo o relatório "Progress on sanitation and drinking water - Update 2010" da World Health Organization e UNICEF, mais de 2,6 bilhão de pessoas vivem sem saneamento básico adequado. Estima-se que 884 milhões de pessoas, a maioria deles na África, não tenha acesso a água potável, cerca de 1.1 bilhão de pessoas fazem suas necessidades ao ar livre (a frase que consta no relatório é: "1,1 billion people practise open defecation"...)

Ecologistas americanos e europeus protestam por causa da poluição causada pelo descarte de centenas de bilhões de garrafas plásticas, enquanto parte significativa da humanidade sonha, quem sabe um dia, ter acesso a este privilégio (ou sacrilégio?) : água engarrafada!

Nenhum comentário: