sábado, 7 de agosto de 2010

Dia dos Pais


Amanhã é um dia especial. Para alguns...

Infelizmente, nem todos conseguem entender a importância de ser o responsável por dar continuidade a sua espécie.

Acreditam que a opção pela reprodução é um acontecimento "natural". Não pensam o suficiente a respeito do assunto, das consequências para sua vida e para a sociedade, não refletem o suficiente sobre sua responsabilidade de reprodutor e, principalmente de provedor de bem estar e qualidade de vida para o novo ser.

A opção pela reprodução, num futuro próximo, assim espero, deixará de ser encarada como um acontecimento "normal". A opção deverá ser conscientemente analisada e no mínimo, passar por um checklist orientativo.

Ser pai é um privilégio, que nem todos merecem.

Não estou falando em cercear a liberdade das pessoas ou estabelecer qualquer sistema de controle externo. A opção de ser pai é, e sempre deverá ser pessoal. Estou falando em educar. Estou falando que deveríamos ter instrumentos de auto-avaliação para estimular os jovens a refletirem sobre a abrangência do tema.

A demagogia política e a ignorância religiosa fazem com que casais extremamente pobres tenham muito mais filhos do que poderia ser considerado "humano". Quando visitamos países pobres da África ou favelas pelo Brasil não dá para questionar: ser Pai é um privilégio. Ser um reprodutor inconsequente é DESUMANO.

Nenhum comentário: