quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Casca de amendoim atrasa o Desenvolvimento do Brasil

Fernando me contou que participou, em Mogi das Cruzes, de uma competição de natação onde estavam presentes alguns atletas da Universidade do Texas.

“Eu era um jovem ignorante e não sabia...”.

“Ao observar um americano comendo amendoim e colocando as cascas no bolso do blusão, eu pensei comigo mesmo: Este cara deve ser louco. Porque não joga no chão? Tá sujo, mesmo... tem até resto de sanduiche na arquibancada, que diferença faz uma casca de amendoim a mais?”.

“...Este evento marcou minha vida para sempre. Hoje, depois de 40 anos, ainda vejo o americano guardando as cascas no bolso do agasalho e depois da competição, jogando as na lata do lixo...”

“Aquela cena foi o meu despertar para o significado de cidadania. Acabou com minha arrogância tupiniquim... Senti-me cidadão de um país subdesenvolvido”.

Fernando, infelizmente, não mudamos muito! Continuamos um país de ignorantes que continuam jogando “cascas de amendoim no chão” por que todo mundo faz isto...

Se eles podem, porque eu também não posso?”.

Esta nossa visão subdesenvolvida de que uma “casca de amendoim” não significa nada perante o “lixo que vemos espalhado pelas nossas instituições” gera acontecimentos como jovens parando em vaga de idoso, políticos fraudando licitações como em Dourados, panetones do Arruda, Mensalão do PT, quebra do sigilo dos dados da Receita, gastos absurdos com horas-extras pelo Congresso, eleitor alienado votando em tiriricas...

Convivemos com tanto “lixo” que acreditamos que nos tornaremos um país desenvolvido, mesmo praticando o princípio que uma “casca de amendoim a mais, num chão sujo, não muda nada...”.

Acorda Brasil.

Tá na hora de remover o entulho criado pelo nosso próprio voto.

Não podemos continuar dormindo eternamente... O berço é esplendido, mas está poluído, imundo, nojento, por nossa causa...

Nenhum comentário: