sábado, 11 de setembro de 2010

O Caminho de Pedro, Pieterpad, é somente um deles...


Nunca chegaremos lá!

“Somos maiores, temos mais atrações naturais e muita coisa bonita para ver... sem contar a diversidade regional... porém, imagine o que seria caminharmos sozinhos pelo cerrado, pela mata atlântica, pelo pantanal ou pela floresta amazônica...”.

Marlene não parava de fazer comparações, enquanto fazíamos Pieterpad (O Caminho de Pedro), uma das 38 trilhas de longa distância para se percorrer a pé, na Holanda.

Todas excelentemente sinalizadas e documentadas!

Cada trilha tem seu livro-guia de aproximadamente 180 páginas, com mapa detalhado, pontos interessantes, restaurantes e locais recomendados para hospedagem. De campings a pequenos hotéis, incluindo as “guests houses” (casas de famílias cadastradas que recebem os “andarilhos” e oferecem café da manhã). Tudo com o padrão holandês de organização!

Pieterpad, que tem 488 km, cruza o país de Norte a Sul. Trecho plano que não oferece dificuldade, mesmo para aqueles que não estão acostumados a longas caminhadas. Um passeio magnífico e inesquecível.

Para se conhecer a verdadeira Holanda, a recomendação é que se faça esta trilha em 27 dias hospedando-se em “guest houses”. Não há motivos para se preocupar com a segurança ou com o risco de se perder. O trajeto é bem sinalizado e fartamente documentado pelo livro-guia da Nivon, infelizmente, só disponíveis em holandês...

Numa terça-feira nos hospedamos num sobrado de um casal de quase 80 anos. Na parte de cima ficavam os 2 quartos que eles alugavam para os caminhantes. No corredor, entre os quartos, havia uma mesinha forrada com uma toalha branca rendada e ao lado uma geladeirinha. Sobre a mesa alguns muffins, chocolates, um abridor, uma lista de preços e uma caixinha de madeira com moedas.

A ideia era você se servir de cerveja, água ou refrigerante da geladeira, ou das guloseimas sobre a mesa, verificar o preço na lista e deixar o dinheiro na caixinha. Se precisasse havia moedas para o troco...

Eles nos deram a chave da porta da sala, caso quiséssemos sair e chegar tarde, pois dormiriam às 10 da noite. Observação importante: Nunca tinham nos vistos. Éramos 2 mochileiros, brasileiros, fazendo Pieterpad...

“Vocês estão convidados para tomar café conosco amanhã às 8horas da manhã...”.

Ficamos em muitas “guest houses”. Cada uma com sua história. Numa delas nosso anfitrião (também idoso) era observador e estudioso de pássaros. Tinha no hall, uma estante, com dezenas de esqueletos de pequenas aves que nos foram, detalhadamente, apresentados...

Em outra dormimos numa cama de madeira com dossel, tipicamente holandesa do século XVII, feita pelo proprietário... Mais parecia um berço gigante, uma caixa com portas laterais...

Em outra subimos no telhado, a convite do proprietário, para observar o vilarejo...

Marlene acredita que nunca chegaremos ao estágio em que estão.

Sou otimista, mas sinceramente, também vejo que perdemos o bonde da história. Crescemos demais sem investir em educação. O pior é que continuamos a não entender a importância da educação para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida.

Os escândalos em nossas instituições públicas, mostrados diariamente pela mídia, só confirmam que nossos valores se deterioram ano após ano.

Nossos políticos demagogos, comediantes e cínicos, frutos de uma sociedade subdesenvolvida, são patéticos.

Pastores e templos caça-níqueis se proliferam na velocidade do crack.

Em quem confiar?

Quando, no Brasil, um casal de idosos que mora sozinho poderá receber, com tranquilidade, 2 mochileiros desconhecidos?

Para o Brasil se desenvolver, de fato, é preciso mudar seus políticos pelo voto popular. Infelizmente, temos muitos eleitores “cegos” e alienados para isto acontecer... Eu, só vejo a Marina Silva, como digna de receber meu voto para Presidente. O resto é farinha do mesmo saco. É continuidade!!!

Nenhum comentário: