A banda passou, o mundo mudou e BOLSONARO E OS BOLSONARISTAS NÃO PERCEBERAM.
Globalização, mudanças demográficas, mudanças climáticas e avanços tecnológicos são as principais forças que definirão o futuro de nossos jovens.
O BRASIL DE BOLSONARO E DOS BOLSONARISTAS TEM CONDIÇÕES DE PREPARAR NOSSOS JOVENS PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI?
O Ministro da Educação, sob a tutela de Bolsonaro, defendeu uma educação holística baseada num conjunto de VALORES E COMPETÊNCIAS para que nossos jovens alunos contribuam com o desenvolvimento do país?
Valores são a base do caráter de uma pessoa.
Eles moldam as crenças, atitudes e ações de uma pessoa.
Valores fundamentais incluem, entre outros:
1- Respeito a diversidade humana (cultural, religiosa, sexual);
2- Responsabilidade para com a comunidade e o meio ambiente;
3- Integridade para defender princípios éticos e coragem moral para defender o que é certo;
4- Harmonia para promover a coesão social e VALORIZAR A DIVERSIDADE de uma sociedade multicultural.
A promoção dos valores adequados direciona o desenvolvimento das competências necessárias.
Juntos, valores e competências ajudarão nossos jovens a se capacitarem para esta nova era.
Vários autores, organizações governamentais e educacionais apresentaram suas ponderações sobre as competências essenciais para o século XXI .
Citarei abaixo apenas alguns e suas conclusões.
1-Segundo Catherine Meilleur, com base nas pesquisas da Microsoft, nos EUA, em colaboração com McKinsey & Company’s Education Practice, relatou que:
Em 2030 ...
- A automação substituirá até 50% dos empregos existentes.
- Entre 30% e 40% das ocupações profissionais exigirão habilidades socioemocionais.
As competências socioemocionais incluem a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas..
- Milhões de empregos associados a níveis mais baixos de educação correm o risco de desaparecer.
- Atualmente 50% dos empregadores pesquisados (Junho de 2019) consideram que os universitários recém graduados não estão adequadamente preparados para o mercado de trabalho, principalmente por falta de habilidades socioemocionais.
- Atualmente, 50% dos professores consideram que fornecem feedback adequado para ajudar seus alunos desenvolverem suas habilidades socioemocionais, mas apenas 30% dos alunos concordam com essa percepção.
- Entre os professores pesquisados, 67% concordam que a aprendizagem deve ser mais personalizada e dinâmica.
2- Já Kay e Greenhill, com base em pesquisas da OCDE, afirmam que:
- Os desafios do ser humano agora são mais complicados do que há 50 anos. A vida humana no século 21 é caracterizada pela sociedade do conhecimento e pela alfabetização em informação e tecnologia, além das habilidades humanas básicas para sobreviver nas eras anteriores.
- Para participar do século 21 não é suficiente dominarmos apenas as habilidades básicas de alfabetização como leitura, escrita e aritmética, além disso, devemos ser uma pessoa altamente qualificada em pensamento crítico, resolução de problemas, boa comunicação e colaboração , e também pensamento criativo e inovador.
- O objetivo da educação deve ser preparar o aluno para ser um membro da comunidade global e efetivamente ajudá-lo a melhorar a si mesmo. Desta forma obter a chance de enfrentar os desafios da comunidade global.
3- A "American National Education Association" nos Estados Unidos, em outro estudo independente, validou as quatro competências necessárias para o século 21:
- Pensamento crítico e resolução de problemas,
- Comunicação,
- Colaboração e
- Criatividade e inovação.
4- Diversos países estão preparando sua População para o Futuro
- A inteligência artificial (IA) está transformando nosso mundo. Já presente em diversos setores, da medicina aos transportes e ao advento das chamadas “cidades inteligentes”. Esta tecnologia veio para ficar.
- A Finlândia costuma estar na vanguarda na área educacional. Em 2018, a Universidade de Helsinque lançou um curso online, gratuito para todos os seus cidadãos, sobre os fundamentos e desafios da IA.
- Os finlandeses que concluem o curso de 30 horas têm direito a créditos da Open University of Helsinque.
- No Canadá, em 2019, a incubadora de pesquisa GAIA (Global Artificial Intelligence Accelerator), deu as boas-vindas a 80 trainees para trabalhar com Inteligência Artificial e “machine learning”. (Aprendizado de Máquina, machine learning em inglês, é um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana).
Ao final deste treinamento foram chamados a participar do desenvolvimento de diversos aspectos de uma cidade inteligente e problemas reais encontrados na indústria.
- Em 2019 IA tornou-se oficialmente parte do currículo escolar de Quebec. O Plano de Ação Digital para Educação e Ensino Superior, visa promover o uso confiante, crítico e criativo da tecnologia digital, inclui o “desenvolvimento de uma compreensão global da Inteligência Artificial e seus impactos sobre educação, sociedade, cultura e política”.
5-Conforme artigo do Fórum Econômico Mundial de 2017, "Realizando o Potencial Humano na Quarta Revolução Industrial", os currículos educacionais não podem permanecer fixos, já que os planos de carreira mudam mais rápido e são menos lineares do que nunca.
Currículos para o futuro devem oferecer uma base sólida de habilidades lingüísticas, matemáticas e tecnológicas fundamentais.
Com base nas conclusões dos autores acima citados, fica claro para mim, que o governo Bolsonaro não promoveu políticas para apoiar o aluno no domínio das habilidades do século XXI. Pelo contrário, sua VISÃO RETRÓGRADA E SEUS VALORES QUESTIONÁVEIS, direcionam o país a um grande NEGACIONISMO CIENTÍFICO E RETROCESSOS DAS HUMANIDADES.
IMPOSSÍVEL SUSTENTAR O CRESCIMENTO DO PIB e a criação de empregos de qualidade sem investir em Educação. Uma Educação sem o viés político e ideológico.
O BRASIL NÃO PRECISA DE COLÉGIOS MILITARES E A INCLUSÃO DE DISCIPLINAS DE ENSINO RELIGIOSO NO CURRICULUM ESCOLAR PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DAS PRÓXIMAS DÉCADAS.
Os Valores pessoais do ex-Presidente e dos bolsonaristas de plantão definem sua Visão de Mundo. Sua visão retrógrada direciona suas Estratégias e ações. Mesmo não sendo dotado de grande capacidade intelectual, se a visão de mundo de Bolsonaro fosse adequada a realidade atual, ele, como presidente, poderia ter determinado a direção estratégica correta para a Educação no Brasil.
Eu imagino que ele acredita que fez o melhor, mas infelizmente, sua INCAPACIDADE DE ENXERGAR o contexto atual está PETRIFICADA, está enraizada em suas entranhas. O mundo desenvolvido está avançando e o Brasil dos bolsonaristas pregando o retrocesso educacional.
JAIR MESSIAS BOLSONARO É INCAPAZ de promover as mudanças na área de Educação para manter o crescimento sustentado do país e garantir empregos de qualidade para nossos jovens. SÓ NÃO ENXERGA QUEM ESTÁ CEGO PELA VISÃO IDEOLÓGICA E ÓDIO POLÍTICO PARTIDÁRIO QUE SE ALASTRA PELO BRASIL.
Luiz Carlos Montanari

