quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Ajudar faz bem!

Em 1992, um grupo de alunos do curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Chicago, fundou o que chamaram “Giving Something Back”, uma entidade preocupada em engajar alunos, deste curso, em atividades de serviço comunitário e voluntariado. A proposta era “doar algo para a comunidade como forma de retribuição pelo privilégio de estudarem nesta Universidade”.

Esta entidade tem hoje mais de 20 projetos e 200 membros ativos.

Os projetos vão desde, arrecadar fundos para financiar bolsas de estudo, ajudar na construção de casas para trabalhadores de baixa renda, preparar jantares para famílias pobres com pessoas internadas em hospitais, visitar e doar brinquedos para crianças carentes hospitalizadas, dar palestras para alunos de escolas de comunidades pobres entre outros.

O trabalho está muito bem estruturado e acontece ao longo do ano todo.  Sou testemunha que funciona e muito bem: Um colega de classe, em 1996 deu uma palestra interessante numa escola pública da periferia pobre de Chicago. Ele contou a história da sua vida. Como conseguiu, trabalhando "part-time" num cassino, se formar e concluir o mestrado. A intenção era mostrar para aqueles alunos que, apesar do ambiente que viviam, era possível ficar livre das drogas, se graduar e conquistar um excelente emprego.

Nossos alunos, principalmente os das Universidades Públicas, deveriam seguir este exemplo.

Num país como o nosso é um privilégio estudar numa escola pública (sustentada pela comunidade). Principalmente, porque, na maioria das vezes, os alunos destas universidades têm um padrão social e econômico acima da média nacional.

Infelizmente, nem tragédias como a de Santa Catarina despertam a consciência de muitos brasileiros para a necessidade de agir, prestar serviço comunitário, ser voluntário... 

Assistir pela TV e chorar com as imagens da tragédia não é o suficiente. Estas lágrimas não tornam ninguém mais humano!

Ajudar faz bem e é necessário para se construir um País desenvolvido.

Nenhum comentário: